Depressão e Ansiedade

Conheça as melhores técnicas para perder a vergonha de falar em público

Você tem vergonha de falar em público? Sabia que essa é uma fobia consideravelmente comum? Pois é! Para algumas pessoas a dificuldade de se expor diante de outras pessoas é tão grande que pode desencadear crises intensas de ansiedade.

O problema é que em diversas situações falar em público é inevitável e essa vergonha paralisante limita muito a pessoa que é afetada. Pessoas brilhantes não conseguem se comunicar com clareza, expor suas ideias, se destacar em projetos ou até mesmo dificuldade em debater um assunto qualquer em uma roda de amigos.

Dessa forma, tudo isso pode afetar profundamente as áreas da vida, tanto profissional quanto pessoal.

Mas não se preocupe! Pensando nisso preparamos um artigo que reúne as melhores técnicas para perder a vergonha de falar em público.

Ao final desse artigo você terá ferramentas suficiente para driblar esse problema e, caso haja a necessidade, formas de tratar de forma mais efetiva essa fobia e desenvolver completamente o seu potencial.

E então, vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Porque sentimos medo de falar em público?

Antes de saber como trabalhar a vergonha de falar em público é importante entender as principais causas desse problema tão comum.

De onde vem essa ansiedade tão absurda que, para algumas pessoas, pode causar efeitos físicos ao ponto de desmaiar?

É simples! Quando nos colocamos em situação de evidência e exposição de ideias estamos sujeitos a todo tipo de reação e julgamentos. Dessa forma, o medo de situações inesperadas faz com que o nosso cérebro entenda que estamos diante de uma ameaça.

E quando isso acontece, entramos em um estado natural de alerta que pode desencadear inúmeras respostas fisiológicas que afetam as outras áreas, como a psicológica e a emocional.

Tudo isso que acontece em nosso organismo, para algumas pessoas podem ser muito intensos e quase impossíveis de lidar.

É importante ter em mente também que algumas circunstâncias podem ser fatores agravantes desse mecanismo natural, como por exemplo traumas, experiências negativas nesse aspecto ao longo da vida, bullying sofridos na infância ou mesmo na vida adulta, perfeccionismo excessivo, problemas psicológicos, problemas de dicção, problemas neurobiológicos que afetam a fala, etc.

Para esses casos específicos, é necessário um acompanhamento profissional para tratar adequadamente a raiz do problema.

Portanto é importante saber reconhecer como e de que forma essa vergonha de falar em público surgiu.

vergonha de falar em público

Como tratar a vergonha de falar em público?

Como já mencionamos acima, trata-se de uma ansiedade que pode ter inúmeras causas. Se essa ansiedade não é paralisante, ou seja, não te impede de fazer o que precisa ser feito, então ela é completamente normal e com algumas técnicas que será apresentadas abaixo pode ser facilmente amenizada.

Porém, quando a ansiedade de falar em público é tão intensa que impede no dia a dia as atividades que exigem essa prática, causando sofrimento, efeitos físicos difíceis de controlar, mal estar excessivo, então, é a hora de buscar ajuda especializada.

Portanto, você deve recorrer inicialmente às psicoterapias.

Na terapia você vai poder identificar as causas primordiais da fobia e assim tratá-la da melhor maneira possível. Existem inúmeras linhas de abordagem que você pode ir experienciando até encontrar a que melhor se encaixa no seu perfil.

Além disso, é muito recomendando que se adote práticas de relaxamento como hábitos e potencialize tais praticas antes de enfrentar situações que envolvam exposição em público.

Dessa forma, exercícios de respiração e práticas de meditação podem ajudar muito nesse processo.

Para exercícios de respiração:

  • Fique em uma posição confortável.
  • Inspire devagar, enchendo todo o seu pulmão de ar.
  • Segure o ar por 2 ou 3 segundos.
  • Expire de forma lenta.
  • Faça isso até perceber uma diminuição dos batimentos cardíacos e da ansiedade, entrando em um estado totalmente relaxado.

Lembrando que existem vários conceitos de meditação, alguns envolvendo religião, outros basicamente focados em atenção plena. De qualquer modo, é uma prática muito recomendada pra a vida de qualquer pessoa. Seus benefícios são extraordinários a médio e longo prazo. Portanto, adquira esse hábito! Vai ajudar em muitas coisas.

Vamos as dicas?

vergonha de falar em público

 Melhores técnicas para perder a vergonha de falar em público

Reunimos aqui as melhores técnicas práticas para aplicar no seu dia-a-dia que ajudaram bastante toda vez que for necessário falar em público.

Vamos lá?

#1- Prepare um roteiro antecipadamente

Se organizar é essencial para se sentir seguro. Dessa forma, estudar com cuidado o que será apresentado e preparar um roteiro a ser seguido pode ajudar bastante!

Organize o conteúdo definindo os tópicos de abertura, desenvolvimento e conclusão para não se perder na hora H.

Pode ser necessário fazer uma apresentação digital sucinta, contendo palavras-chave de cada item que você terá de falar.

Treine o seu roteiro na frente de um espelho, de preferência corpo inteiro, até estar completamente satisfeito.

Também é interessante utilizar um gravador de voz para depois escutar a própria voz e identificar o tom de voz, as pausas das pontuações para marcar onde respirar, etc.

Outra dica legal é treinar com amigos próximos ou familiares com quem se sinta a vontade.

#2 Tenha uma boa postura

Uma boa postura passa uma mensagem de segurança por porte do orador. Isso ajuda a conquistar a adesão do público.

Assim durante a apresentação procure manter uma postura ereta e gesticular com leveza, para evitar mãos no bolso, braços cruzados, ou apoiar-se em alguma superfície.

Manter um sorriso no rosto pode contribuir também!

E uma dica de ouro é: diante de tantos rostos desconhecidos, procure alguém próximo que te passe segurança e foque a sua atenção nessa pessoa. Mantenha a postura correta e olhe sempre para essa pessoa, pelo menos no início. Dessa forma, você evita elevar sua cabeça para o alto, nem abaixar para o chão passando simpatia e não sem altivez.

Além é claro de se sentir mais confortável e seguro por ser alguém que você já é familiarizado.

Então, conforme os minutos forem se passando e for se sentindo mais confiante, poderá mudar o foco e ter uma visão geral de todos os presentes.

Ou, caso não tenha ninguém conhecido na platéia, o ideal é olhar para o fundo da sala.

3# Use roupas escuras

Um problema comum para muitas pessoas é o suor excessivo em situações de ansiedade e isso se torna mais um obstáculo a mais para quem já tem dificuldade em se expor.

Por isso, usar roupas escuras pode evitar o desconforto daquelas famosas “pizzas” nas axilas ou mesmo nas costas. Isso porque não fica tão evidente e marcadas com o suor.

Outra dica legal para quem teme esse tipo de problema é sempre levar consigo um lenço para poder secar a testa, o que, além de ser muito mais educado, só dará a impressão de que você está com calor e não de que está desesperado.

Tenha perto também um copo de água, é um excelente mecanismo para dar pausas e se recompor, se acalmar além de passar a impressão de estarmos mais desencanados.

Se estiver tremendo Ande pelo palco.

Por fim, lembre-se sempre que o público sabe menos que você sobre o assunto e trabalhe a sua confiança. Utilizando essas ferramentas você conseguirá controlar muito melhor a sua ansiedade e assumir uma postura firme diante dessas situações.

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como perder a vergonha de falar em público? Deixe nos comentários, responderemos em breve.

Leave a Comment