Depressão e Ansiedade

Tá estressado? Veja 9 formas de viajar gratuitamente (Passagem e Hospedagem)

Você sabia que, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil 132 mil infartos são causados pelo estresse do dia a dia?

Pois é! Esse é um mal que acomete muitas pessoas e gera inúmeros prejuízos tanto para saúde física, como foi exemplificado, quanto para a saúde mental,deixando as pessoas mais suscetíveis ao aparecimento de problemas psicológicos.

Infelizmente com a sobrecarga do cotidiano de muitas pessoas o estresse é algo inevitável. Dentro desse contexto, viajar pode ser uma excelente alternativa para superar ou diminuir o problema.

Entretanto, diversos fatores contribuem para que viajar não seja algo tão acessível para muitas pessoas. Um deles, sem dúvidas, é o financeiro. Mas e se eu te dissesse que é possível viajar gratuitamente ou com excelentes descontos tanto pelo Brasil quanto pelo mundo?

Parece um sonho, não é? Mas é verdade! E pensando nisso preparamos esse artigo completo para você! Aqui você encontrará 9 formas de viajar economizando muito dinheiro tanto nas passagens quanto na hospedagem. Dessa forma, viajar se tornará muito mais viável.

Portanto, continue a leitura.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

viajar gratuitamente

Viajar gratuitamente com a ID Jovem

A identidade Jovem é um documento que garante direito aos jovens que se encaixam nos requisitos do programa. Dentre os benefícios estão a meia entrada em todo evento cultural artístico e esportivo, gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e, claro, viajar gratuitamente ou com no mínimo 50% de desconto.

Lembrando que esse benefício só se aplica a viagens interestaduais.

São reservadas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​ duas vagas totalmente gratuitas. Quando essas vagas são ocupadas, no mesmo veículo, são disponibilizadas mais duas com 50% de desconto.

Para se ter direito a tudo isso é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Estar com o Cadastro atualizado;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Saber o NIS.

Se encaixando nesses requisitos é necessário realizar o cadastro para ter acesso ao documento. Essa inscrição pode ser feita pelo aplicativo oficial do programa, disponível para os principais sistemas operacionais, ou pelo site clicando AQUI.

Lembrando que caso seja cadastrado pelo site será necessário imprimir a sua ID Jovem.

Esse benefício também é concedido para Idosos com mais de 65 anos, desde que tenham renda de até dois salários mínimos.

Além disso, hoje em dia existem diversos aplicativos especializados em caronas seguras como o Blablacar.

Overbooking

Você sabia que muito comum que companhias aéreas vendam um número de passagem que excede o número de assentos disponíveis em um avião? Pois é! Essa tática é utilizada para evitar prejuízos, como o não comparecimento de alguns passageiros. Entre 10% e 20% dos assentos dos voos normalmente ficam vagos, por isso ocorrem essas vendas extras.

Isso é algo que acontece com bastante recorrência e você pode aproveitar isso, confira algumas dicas:

  • Marque os seus voos à tarde nos domingos e pela manhã em dias de semana – de preferência nos horários mais cheios e que costumam lotar;
  • Compre com antecedência para não pagar caro pelas passagens nesses horários mais cheios;
  • Chegue cedo ao aeroporto e, após fazer o check-in, pergunte se o voo não está lotado;
  • Se houver overbooking, voluntarie-se para voar no próximo voo se eles o recompensarem com um voucher para você usar no futuro;

Observação: Despesas com hotel e alimentação são pagas pela companhia devido ao overbooking.

Milhas e pontos de fidelidade

Provavelmente você já ouviu falar sobre acumular milhas, essa é uma das formas mais tradicional de se conseguir viajar de graça.  Acumular pontos pode garantir gratuidade em diversos destinos pelo mundo, portanto, sempre faça inscrição no programa de milhas da companhia e de seus parceiros, já que o cadastro pode até ajudá-lo a obter um upgrade para a primeira classe quando possível.

Além disso, você pode cumular pontos de outras formas, como: ao pagar a fatura do cartão de crédito, ao comprar um produto no site do programa ou ao adquirir passagens com o dobro de qualificação de milhas, por isso fique de olhos nos e-mails promocionais desses programas.

Encomendas de produtos no exterior

Essa alternativa é uma estratégia muito usada pra viajar gratuitamente. A passagem torna-se gratuita porque você consegue um dinheiro extra que cobre o valor da passagem em questão. Você pode trazer encomendas para os seus amigos, basta se planejar e avisar todo mundo, preparar o espaço na mala.

Claro que é necessário ter um planejamento visto que, a depender do produto este pode ficar retido na alfândega, como por exemplo: notebooks.

Dê preferência aos produtos que você mesmo pode utilizar durante as viagens, já que desse modo eles entram como acessórios pessoais e não como presentes. Trazendo as encomendas, você tira um extra que pode pagar até o valor da passagem.

Descontos através de parentesco/amizade com tripulantes

Caso você conheça alguém que trabalhe nesse ramo saiba que é uma grande vantagem, visto que todos os tripulantes têm alguns benefícios, e podem dar passagens gratuitas e conceder descontos exclusivos para pessoas indicadas.

Essa alternativa é um pouco mais restrita, mas deve ser levada em consideração também.

Viajando gratuitamente com a FAB – Força Aérea Brasileira

Você pode realizar viagens gratuitas em qualquer época do ano com  FAB. Para isso, você deve ir a uma base aérea e e preencher uma ficha para se candidatar a uma vaga no Correio Aéreo Nacional (CAN). Quando você faz o seu cadastro, você escolhe para qual destino cuja vaga deseja concorrer e o período que você está disponível.

É importante realizar essa solicitação com muita antecedência. As vezes você não encontrará vôos disponíveis exatamente na data desejada, ou para o destino. Mas vale a pena encontrar destinos próximos e assim economizar muito.

Vamos saber agora como se hospedar de forma gratuita. Confira abaixo:

viajar gratuitamente

Hospedagem gratuita com o Couchsurfing

Essa é uma opção excelente para quem quer viajar e economizar com hospedagem. Você faz seu cadastro no site  Couchsurfing e depois disso, com as suas especificações, busca anfitriões dispostos a te receber de graça.

Essas pessoas, que basicamente dispõem de um cantinho vazio em casa ou um sofá, geralmente são viajantes e gostam de receber estrangeiros para trocar experiências e fazer amizades internacionais.

Capriche no seu perfil!

Cuide da casa de alguém/Housesitting

É muito comum que pessoas precisem de alguém para cuidar da casa e dos Pets enquanto viajam. Existem muitos sites especializados que fazem esse serviço.

As mais conhecidas são: Trusted House SittersLuxury House Sitting e Home Exchange. Algumas delas cobram uma pequena anuidade.

Da mesma forma, um perfil bem elaborado contribui bastante para passar credibilidade e confiança, e assim ser selecionado para ótimos lugares.

Viajar gratuitamente – Hospedagem com Work Exchange

Por fim, também é possível, através do Worldpackers, viajar para vários lugares do mundo sem se preocupar com hospedagem e alimentação. São uma empresa que conecta pessoas que estejam precisando de algum tipo de mão-de-obra com viajantes que querem economizar com estadia e comida.

Você também pode optar, nesse mesmo site, pelo trabalho voluntário em troca de hospedagem.

Muito bom, não é?

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como viajar gratuitamente? Deixe nos comentários, responderemos em breve.

Leave a Comment