Atendimento Psicológico Online,

Cada vez mais constatamos casos em que as pessoas que buscam nosso Serviço dificilmente teriam acesso presencial a um psicólogo que as orientasse frente às suas dificuldades emergenciais. Especialmente aquelas que residem em locais de difícil acesso a esse profissional, ou para quem não se sente à vontade em ir até clínica, pessoas com problemas de mobilidade, necessitam dessa primeira abordagem da sua questão como forma de se situarem e se encorajarem a efetivar essa busca de atendimento.

É uma ferramenta a mais de auxílio no qual se realiza um contato via computador (Skype, MSN, chat ou outro tipo de comunicador) e um acesso rápido via internet. Ambos, profissional/paciente, devem ter acesso a essas ferramentas por ocasião da consulta.

É importante entender a diferença entre Orientação Psicológica Online e Psicoterapia. A Orientação Psicológica Online entende-se como um processo breve e pontual, especificamente voltado para a orientação ou aconselhamento psicológico. A Psicoterapia ó uma intervenção psicológica que requer um processo longo, presencial, realizado em consultório, na qual não se restringe a sofrimentos psíquicos imediatos, mas sim a questões de conteúdos psicológicos mais profundos e de reestruturação da personalidade.

Esse tipo de serviço é autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia, artigo 1o. da nova resolução 011/2012) são reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância:

“ Art. 1o. São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:
I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;
II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;
III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;
IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;
V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.”

Sigilo e o Código de Ética do Profissional

O Atendimento Online segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo e o respeito pelo paciente. Sua identidade e informações são confidenciais. Perante a lei não haverá diferença entre os atendimentos prestados via online e os fornecidos no consultório.

Como funciona

Os serviços psicológicos através de computador são considerados breves e focais. O CFP tem adotado para os atendimentos online o número máximo de 20 sessões. Esse contato acontece via internet de 1 a 2 vezes por semana, com a mesma duração do atendimento no consultório.
É feito em um ambiente sigiloso, tranquilo, sem interrupções, no qual o paciente possa se concentrar e ao mesmo tempo se sentir à vontade para falar sobre os seus problemas. A marcação das consultas deverá acontecer de forma prévia, estando ambas as partes de acordo e cientes do compromisso. A pontualidade é indispensável nessa forma de contato. Os atrasos não serão compensados. Caso aconteça uma falha na comunicação, ambas as partes entrarão em um acordo quanto aos possíveis custos e responsabilidades.

Os agendamentos das sessões on-line ocorrerão após o primeiro contato do paciente com a psicóloga no email sylviakemi@yahoo.com.br ou por telefone (11) 3436-2665 ou (11) 98449-5465 (whatsap). Marcado sua consulta será mandado um formulário no qual o paciente deve preencher.

Valores e Formas de Pagamento

O pagamento deverá ser realizado via depósito bancário em conta corrente e o comprovante do pagamento enviado via e-mail. O depósito deverá ocorrer antecipadamente. Caso a sessão venha a ser cancelada, o valor será devolvido ao paciente ou responsável. As sessões devem ser marcadas com um mínimo de 48 horas de antecedência. Caso deseje desmarcar, favor comunicar com 24 horas de antecipação para que o horário seja oferecido a outro paciente que necessitar e o valor será devolvido. O não comparecimento ou falta de justificativa do paciente serão considerados como atendimento realizado e, portanto, será cobrado. O valor do atendimento online é de R$ 75,00 reais a sessão.