<




Sindrome de Burnout

Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico desencadeado pelo excesso de trabalho físico, emocional e psicológico, que causam esgotamento, tensão emocional e estresse crônicos. Ela tem acometido cada vez mais mulheres que enfrentam a jornada (trabalho, casa e filhos).

As principais vítimas são pessoas que se dedicam demais ao trabalho, ou seja, são aqueles funcionários que todo mundo quer ter, idealistas, altamente motivados, perfeccionistas, que gostam muito do que fazem e não medem esforços, não percebem a hora que precisam parar.

Essa síndrome é uma resposta do nosso corpo ao estresse.

Esse quadro acaba fazendo com que a pessoa passe a ter mais atitudes negativas, com mudanças bruscas de humor, depressão, pessimismo, baixa auto- estima, dificuldade de se concentrar e, consequentemente, ausências no trabalho.

Sintomas: dores de cabeça, cansaço, palpitação, dores musculares, insônia, crises de asma, pressão alta, problemas no estomago, entre outros.

A indicação para tratar o problema é através de psicoterapia e uso de antidepressivos. O profissional vai levantar a história de vida do paciente, sua realização pessoal no trabalho para se chegar a esse diagnóstico.

Voltar