<




Depressão

Depressão é uma doença que afeta principalmente o humor psicológico, entretanto ela não se restringe a isso, mas afeta a saúde do deprimido por completo, o corpo, os pensamentos e a forma de compreender e se relacionar com o mundo.
Ela pode começar muito antes do que imaginamos, é preciso saber identificar os sinais que nos indicam esse quadro para ser tratados antes que piore.
Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das doenças que mais afeta os jovens entre 10 e 19 anos de idade. Mas também pode ocorrer em qualquer idade, e em ambos os sexos.
Sabemos que a fase adolescência é complicada para os pais. O corpo e o emocional passam por diversas mudanças.
Ambiente escolar, as dúvidas em relação ao futuro e auto- conhecimento geram medos e inseguranças, o bullying e as alterações hormonais fazem com que os jovens tenham que enfrentar momentos difíceis.
Alguns sintomas são:

- alteração no sono;

- alteração no apetite (emagrece ou engorda em um período muito curto)

- perda de interesse nas atividades que antes gostava;

- tristeza e desânimos constante;

- dificuldade de concentração;

- comportamento irresponsável e até rebelde demais;

- isolamento social;

- fadiga e falta de energia (muito cansaço);

- sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio

- pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

- pensamentos suicidas; etc

O tratamento é a base de medicamento e a psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão.

A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar a sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

Voltar