<




Ansiedade

Ela esta presente na vida de muitas pessoas. Muitas nem percebem que são ansiosas. Outras percebem e não sabem lidar.
Ansiedade é uma reação ao perigo percebido. É um "aviso", um alerta que nosso corpo emite, de que algo não está bem, que há algum perigo percebido, real ou não, interno ou externo.

Qualquer coisa que seja interpretada pela pessoa como prejudicial. Uma vez que são seus pensamentos que fazem com que você fique ansioso há alguns caminhos para tentar controlar esta ansiedade. Abaixo darei algumas dicas que são:

- Aprender a “negociar” com seus pensamentos, ou seja, não aceitar logo de cara todo e qualquer pensamento que surgir. É importante questionar. Muitas vezes, não questionamos nosso próprio pensamento, aceitamos que se algo veio à nossa mente então essa ideia deve ser considerada. Identificar qual o medo que está por trás desta ansiedade – muitas vezes este é um trabalho pode ser difícil e nem tão rápido quanto gostaríamos, pois se este medo fosse tão superficial você já o teria controlado. Muitas vezes este medo está escondido atrás de muitos argumentos que arrumamos para dar validade ao medo.

- identificar quando estes pensamentos e medos tiveram origem. É possível que alguns acontecimento deixaram marcas. É possível que você tenha assistido pessoas queridas passarem por situações que impressionaram. Ou que você tenha ouvido estórias e as assumiu como verdadeiras e muito possíveis de também acontecer contigo. Ou que tudo isso nem esteja mais à superfície e você precise de ajuda para identificar os pensamentos que já caíram no esquecimento mas ainda o influenciam.

- Em alguns casos pode ser interessante um novo plano de atuação, elaborar novas formas de pensar, pois depois que eliminou uma serie de informações distorcidas que vinha carregando pode ser necessário que novas informações, mais verdadeiras e sensatas, ocupem o lugar. Com a ajuda de um profissional, a psicoterapia vai fazer a sua ansiedade ser controlada e aliviada.

Voltar